Seja bem-vindo

Bem-vindo ao site do OTIUM – Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre, do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Psicologia, da Universidade de Fortaleza – Ceará/Brasil. O Laboratório foi criado no ano de 2005, a partir da constatação de um crescente número de investigações enfocando a necessidade de articulação entre os temas centrais de nossa abordagem, que são, basicamente, o tempo de trabalho e o tempo fora do trabalho, assim como os reflexos destas temporalidades na vivência dos sujeitos - em especial do trabalhador, dos seus familiares e da sociedade de forma geral. A partir do objeto de estudo oficial do Programa de Pós-Graduação em Psicologia – o sofrimento psíquico no sujeito, na sociedade e na cultura – pretendemos, com base em um diálogo multidisciplinar, compreender o fenômeno subjetivo e social da elaboração do tempo livre e do tempo de trabalho, contribuindo para o entendimento do que envolve estas dimensões, no elucidar das pesquisas e processos observados. Diante desse contexto, dialogamos com investigadores do programa de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, assim como com outros pesquisadores de universidades nacionais e internacionais que tratam de temáticas afins, visando a uma compreensão múltipla dos temas centrais de interesse.

Dr. José Clerton de Oliveira Martins
Pós-doutorado (CAPES) realizado na Universidad de Deusto (Espanha), no seu Instituto Multidisciplinar de Estudios de Ocio (IEO), desenvolvendo projeto sobre Educação para o Ócio, na condição de professor visitante (2005/2006), do programa de Doutorado em Ocio e Potencial Humano. Doutor em Psicologia (2001) pela Universidad de Barcelona (Espanha), com tese defendida sobre a Cultura das Organizações. É pós-graduado pela Universidade Federal do Ceará, em Administração de Recursos Humanos (1994), em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e em Cultura Folclórica Aplicada pelo IFCE (2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade de Fortaleza, atuando no campo da psicologia em pesquisa, focalizando estudos sobre Ócio e Tempo Livre, Cultura das Organizações, interessando-se, principalmente, pelos temas: sentidos do tempo de trabalho e do ócio, trabalho, cultura popular, cultura das organizações, festa, ritual, lazer, ócio e tempo livre. Investiga os referidos temas, de dois estudos no mestrado em psicologia da referida universidade: Estudos sobre Cultura das Organizações e Estudos sobre Trabalho e Tempo Livre nas Organizações. Orienta ainda, estudos sobre os sentidos do lugar turístico, patrimônio cultural, cultura popular e identidade na contemporaneidade. Coordena o Laboratório Otium de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre. É membro fundador da OTIUM - ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE ESTUDIOS DE OCIO, com sede em Bilbao - Espanha e coordena, atualmente, o GT Ócio, Trabalho e Tempo, da ANPEPP.

Dr.ª Fabiana Neiva Veloso Brasileiro

Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNIFOR (2015). Pesquisadora do laboratório do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (OTIUM). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1999), Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialista em Psicologia da Educação pela PUC-MG. Atuou como professora substituta da Universidade Estadual do Piauí e em escola particular na área de Psicologia educacional. Atualmente é professora da Universidade de Fortaleza, psicóloga clínica analítico-comportamental, supervisora clínica do Serviço de Psicologia Aplicada da UNIFOR.

Ms. Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - (bolsista FUNCAP: 2008-2009). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - (bolsista CNPQ: 2004-2006). Coordenadora de Especialização e professora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) - (Fortaleza-CE / Brasil). Coordenadora adjunta do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre), filiado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza-CE / Brasil), bem como membro do Grupo de Pesquisa OTIUM / Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre.

DOCENTES

José Clerton de Oliveira Martins – Unifor – Coordenador do Otium
Cairo Cézar Braga de Souza - UFMA
Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano – UECE
Fabiana Neiva Veloso Brasileiro – Unifor – Coordenadora Adjunta do Otium
Francisco Antônio Francileudo – FCF
Francisca Fabiana Menezes Lira – Unifor
Henrique Pereira Rocha – FAC
Kalyana Cristina Fernandes De Queiroz – Unp
Lisieux D'jesus Luzia de Araújo Rocha – FCF – Coordenadora Adjunta do Otium
Lorena Ibiapina Gurgel – Unifor
Paulo Igreja - Unesa
Rosely Cubo Pinto De Almeida – Unicastelo

PÓS GRADUAÇÃO

Adjanilson Moreira dos Santos
Amadeu de Sousa Moura Terceiro
Bruno Pontual de Lemos Castro
Cairo Cézar Braga de Sousa
Gustavo Fonseca Halley
Henrique Pereira Rocha
Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz
Leila Maria de Andrade Filgueira
Lisieux D'jesus Luzia de Araújo Rocha
Lorena Ibiapina Gurgel
Marlo Renan Rocha Lopes
Paula Pamplona Costa Lima
Rosely Cubo Pinto de Almeida
Valéria Nogueira de Oliveira
Vanessa Ester Silva Farias

PÓS-GRADUAÇÃO - EXTERNOS

Felipe Teófilo Ponte – UFC
Francisco Welligton de Sousa Barbosa Junior - Universidade de Évora - Portugal
Klass Kleber - UA– Portugal
Maria Joana Pereira - UA – Portugal
Natalia Alves - UA – Portugal
Sofia Valente - UA – Portugal
Tatiana Vargas - UA - Portugal

GRADUAÇÃO

Agesilau Silva de Carvalho Neto
Laís Duarte de Moraes