Artigos 2015

Título:

A prática da atividade física no tempo livre de adolescentes: potencialidades para recriação da vida.

Autores:

Marcos Gonçalves Maciel

Resumo


Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de adolescentes quanto a prática de atividade física no tempo livre enquanto liberdade de escolha e satisfatória. Trata de um estudo transversal descritivo com amostragem intencional não probabilística, por meio da aplicação de questionário semiestruturado. Participaram 416 adolescentes (x=16,4 DP=+1,2 anos) de ambos os sexos e diferentes níveis socioeconômicos, matriculados no ensino médio de escolas da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e o teste  qui-quadrado, com p<0,05. Em geral 84,5% associou positivamente a prática de atividade física como sendo satisfatória e de livre escolha; embora, 57% dos adolescentes foram classificados como fisicamente inativos no tempo livre, sobretudo as moças e os pertencentes aos níveis sócioeconômicos A/B. Conclui-se que a percepção positiva dos adolescentes proporcionada pela prática de uma atividade física como satisfatória não é suficiente para explicar a adesão a essa prática no tempo livre. 


Palavras-chave:Tempo livre, Satisfação, Adolescentes, Atividade Física. 

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Título:

Aproximações entre o sistema de necessidades de Max-Neef e a perspectiva do lazer como necessidade humana. 

Autores:

Shaiane Vargas da Silveira

Resumo

 O trabalho faz referência a matriz de necessidades e sua aplicabilidade no contexto do instrumental teórico do Projeto de Pesquisa "Minha casa Minha Vida... Meu Lazer" considerando que as políticas públicas de lazer correspondem a um conjunto de intervenções que se materializam em bem ou serviço de interesse público com objetivo de assegurar o direito ao lazer, ampliando assim a perspectiva do lazer como necessidade humana e reforçando o seu caráter universal como potencial para o desenvolvimento em escala humana. 

 

Palavras-chave: Lazer, necessidade, políticas públicas. 

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