XI Seminário Ócio e Contemporaneidade

 

XI SEMINÁRIO ÓCIO E CONTEMPORANEIDADE

 Interações entre Psicologia e Ócio

 

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

 

1º DIA (26.10.2017)

Manhã

8h – 10h30 (Sala B49)

Mini-curso “Introdução ao Discurso do Sujeito Coletivo”
Facilitadores: Marlo Lopes (Mestrado/UNIFOR) e Laís Duarte (IC/UNIFOR)

 

10h40 – 12h (Sala B49)

Comunicações orais dos trabalhos submetidos

 

Tarde

13h40 (Hall do Bloco A)

Credenciamento

 

14h (Auditório A3)

Atividade cultural: Camerata da UNIFOR

 

14h15 (Auditório A3)

Mesa de abertura

 

14h30 (Auditório A3)

Palestra de abertura: Ócio, bem-estar e saúde mental

Convidada: Profa. Dra. Kalyana Fernandes (GT Ócio, Tempo Social e Trabalho/
ANPPEP/UNIFOR/OTIUM/Diocesana de Mossoró)

 

15h40 (Auditório A3)

Mesa-redonda: Ócio, Mitologia e Religiosidade
Participantes: Prof. Dr. Carlos Velásquez (UNIFOR/MITHO) e Prof. Dr. Francisco
A. Francileudo (Diocese de Fortaleza/GT/ANPPEP/Universidade Católica de Fortaleza)
Mediação: Profª Ms. Lisieux Rocha (UNIFOR/OTIUM)

 

16h50 (Hall do Bloco A)

Intervalo


17h (Auditório A3)

Palestra: Envelhecer: tempo de (re)criar a vida
Convidada: Profª Drª Sylvia Cavalcante (UNIFOR)
Lançamento do livro Envelhecer: tempo de (re)criar a vida, seguido de coquetel

 

2º DIA (27.10.2017)

Manhã

8h – 10h30 (Sala B49)

Mini-curso “Introdução ao Discurso do Sujeito Coletivo”
Facilitadores: Marlo Lopes (Mestrado/UNIFOR) e Laís Duarte (IC/UNIFOR)

 

10h40 – 12h (Sala B49)

Comunicações orais dos trabalhos submetidos

 

Tarde

14h (Auditório A3)

Abertura: Ócio e Psicologia em “Tema de Repente”

 

14h20 (Auditório A3)

Palestra: Ócio e mal-estar na contemporaneidade
Convidado: Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro (UPE)

 

15h30 (Auditório A3)

Mesa-redonda: Vida com qualidade, ócio e trabalho
Convidadas: Profª. Ms. Camile Gouveia (Top Company RH/OTIUM) e Profª. Drª.
Rosely Cubo (UNICASTELO/SP)
Mediação: Profª Ms. Fabiana Lira (UNIFOR/OTIUM)

 

16h40 (Hall do Bloco A)

Intervalo

 

16h50 (Auditório A3)

Mesa-redonda: Ócio e Educação
Convidadas: Profª Drª Xênia Diógenes (UNIFOR) e Profª Drª Grace Troccoli
(UNIFOR)
Mediação: Profª Drª Fabiana Neiva (UNIFOR/OTIUM)

 

18h (Auditório A3)

Palestra: Corpo e psiquê na contemporaneidade desapaixonada
Convidado: Prof. Dr. Viktor D. Salis (UNIFESP)

 

19h10 (Auditório A3)

Mesa de Encerramento

 

19h20 (Hall do Bloco A)

Coquetel

 

Em sua 11ª edição, o Seminário Ócio e Contemporaneidade busca consolidar o seu intuito de oferecer um ambiente rico em debates entre pesquisadores, estudiosos e professores das mais diversas áreas relacionadas aos fenômenos do ócio, dos tempos livres, do lazer e das apreensões existenciais nas culturas contemporâneas. Realizado anualmente na Universidade de Fortaleza desde 2006, o evento é fruto dos constantes investimentos e da incessante mobilização do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (Otium), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza(PPGP).

Nesta edição, o Seminário propõe a temática “Interações entre Psicologia e Ócio”, justamente por acreditar que este último, enquanto fenômeno subjetivo, dialoga com algumas das propostas do saber psicológico nos seus mais diversos âmbitos. Essa premissa parte das atuais investigações sobre as possibilidades subjetivas do ócio, fazendo-nos pensar que, a partir de determinados enfoques, o ócio pode ser o substrato existencial para muitas das práticas situadas em contextos da psicologia – seja na educação, nas organizações, nas searas da saúde mental ou, principalmente, no encontro do sujeito com o outro
e consigo mesmo.

Na esteira desse pensamento, indaga-se: como podemos pensar a contribuição do ócio para o campo da psicologia? Ou: como é possível refletir acerca do fenômeno do ócio à luz do saber e do fazer psicológico? Neste ponto, o XI Seminário Ócio e Contemporaneidade acredita que é preciso estimular os debates sobre as experiências que potencializam a vida dos sujeitos nas mais diversas esferas da existência, seja a nível individual ou social, o que constitui a base para as discussões sobre ócio. É por essa razão que o evento conta com a presença de profissionais e pesquisadores da Psicologia e de suas transversalidades, assim como de outras áreas que situam o sujeito e suas experiências no foco de suas preocupações.

O eixo que move esses debates encontra estofo teórico nas recentes investigações sobre o que de fato confere sentido à vida. Nas culturas contemporâneas perpassadas pela lógica produtivista do apressamento, o ócio parece de todo esquecido, uma vez que ele se situa fora dos padrões de consumo e trabalho massificados e socialmente aceitos. Em sua ânsia pela eficiência, pela informação e pelos resultados imediatos, a sociedade ocidental parece valorizar a prática pela prática, e não pelo que ela pode proporcionar como realização subjetiva, essencial a uma vida com propósito. Se consideradas em sua essência, ou seja, como âmbitos de potência de vida e de promoção da dignidade humana, as experiências de ócio – como experiências com um fim em si mesmas – podem proporcionar uma via interessante de reflexão sobre o indivíduo enquanto pessoa inserida no mundo. Como questiona o pesquisador e educador Jorge Larrosa: entre tudo o que se passa em nossas vidas, o que de fato nos toca? O que de fato nos mobiliza? Em prol do que pretendemos trabalhar e constituir nossas vidas e nossas relações? Em meio a tantos estímulos e a tantas exigências, como podemos pensar no ócio como uma experiência formativa e significativa do ponto de vista psicológico?

Sejam bem-vindos ao debate. Contamos com a sua participação!

 

Prof. Dr. José Clerton Martins (ANPEPP/OTIUM/Unifor)

É Doutor em Psicologia (2001) pela Universitat de Barcelona (Catalunya/España). Pós-doutorado (CAPES 2005-2006) na Universidad de Deusto (Pais Basco/España), no seu Instituto Multidisciplinar de Estudos de Ócio (IEO). Professor Visitante/Catedrático do Programa de Doutorado em Estudos Culturais das Universidades do Minho/Aveiro/Portugal (Fundação Calouste Gulbenkian 2012/13).Coordena o OTIUM/ Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre, registrado no CNPq e o GT. da ANPEPP - Ócio, Tempo Livre e Trabalho. É membro fundador da OTIUM - ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE ESTUDIOS DE OCIO.

Prof. Dr. Viktor David Salis (UNIFESP/ANPPEP)

Formou-se em Psicologia em 1971 pela PUC/SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genebra, Suíça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente. Em 1981, estudou “A ética dos mitos da Paidéia” na formação do homem grego na Antiguidade iniciado com Igor Caruso na Universidade de Salzburgo, Áustria, e finalizado na Université Sorbonne - École Pratique des Hautes Études - obtendo seu segundo doutorado.

Prof.ª Dr.ª Fabiana Neiva Veloso Brasileiro – (Unifor/OTIUM/ANPPEP)

Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2015). Professora da Universidade de Fortaleza, supervisora clínica do
Serviço de Psicologia Aplicada da UNIFOR, membro do Laboratório OTIUM, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, e e do Grupo de Trabalho (GT) Ócio, Tempo Livre e Trabalho da ANPEPP.

Prof. Dr. Francisco Antônio Francileudo – (FCF/ OTIUM)

Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor da graduação e pós-graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Membro dos Grupos de Pesquisa SOFRIMENTO PSÍQUICO: SUJEITO, SOCIEDADE E CULTURA, do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre e do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre). Membro da ANPEPP.

Prof.ª Dr.ª Rosely Cubo – (Universidade Castelo Branco/ OTIUM)

Doutorado pela Universidad de Deusto em Espanha (Bilbao - Província do País Basco). Realizou Internacionalização do Doutorado, por MENÇÃO EUROPÉIA, junto ao Programa de Doutoramento em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, Portugal. Atua principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Desenvolvimento de Equipes, Ócio, Tempo Livre, Terapêutica Psicodramática e Psicologia das Relações Humanas. 

Prof. Marlo Renan Rocha Lopes

Mestrando em Psicologia na Universidade de Fortaleza-Unifor (2016- ). Graduado em Psicologia pela Unifor (2016). Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (Otium), do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Unifor desde 2012. Bolsista PIBIC/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) em 2012 e 2013. Bolsista PROBIC/FEQ (Fundação Edson Queiroz) em 2013 e 2014. Colaborador do projeto de pesquisa cadastrado no CNPq intitulado "Recriando-se nas temporalidades livres da velhice: um estudo sobre experiências potencializadoras da vida com idosos do nordeste brasileiro", do Laboratório Otium. Possui trabalhos publicados sobre os temas Ócio, Experiência de Ócio, Lazer, Trabalho e Tempo Livre na sociedade contemporânea.

Laís Duarte de Moraes

Graduação em Psicologia em curso (9º semestre) na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). É Bolsista PIBIC/CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) desde julho de 2016 e foi bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FEQ (Fundação Edson Queiroz) entre agosto de 2014 e julho de 2016. É membro desde 2012 do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre, filiado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre e do Grupo de Trabalho (GT) Ócio, Tempo e Trabalho da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia).

Profª Drª Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz

Doutora e mestre em Psicologia. Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental. Especialista em Docência do Ensino superior (UNP). Possui Licenciatura e Formação de Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e formação em Psicologia clínica hospitalar. Membro da ANPEPP e do Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre. Psicóloga Efetiva do Hospital Municipal São Camilo de Lélis (servidor público). E coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Diocesana de Mossoró - FDM e da Especialização de Psicologia aplicada à educação. 

Prof. Dr. Carlos Velazquez Rueda

Mestrado e doutorado em Música Antiga no Concervatoire National de Musique du Raincy, na França. Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho e em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, ambas em Portugal. Como professor atua nas áreas de Estética, História da Arte e Mitologia. Participou do grupo de implantação do Curso de Graduação em Belas Artes da Universidade de Fortaleza - Unifor, programa que coordenou até julho de 2012. Atualmente coordena o Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem - MITHO.

Profª Msª Lisieux de Araújo Rocha

Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR / 2013-2017). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) (bolsista FUNCAP: 2008-2009). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - (bolsista CNPQ: 2004-2006). Professora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) - (Fortaleza-CE/Brasil). Membro do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre), filiado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza-CE/Brasil), do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre e do Grupo de Trabalho (GT) Ócio, Tempo e Trabalho da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). 

Profª Drª Sylvia Cavalcante

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1974) e doutorado em Psicologia pela Université Louis Pasteur - Strasbourg I, França (1982). É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, lecionando também nas graduações de Psicologia e Arquitetura e Urbanismo. Suas atividades e ensino, pesquisa e extensão enfocam a subjetividade sob a perspectiva das inter-relações pessoa-ambiente, a partir do referencial teórico da Psicologia Ambiental e Social. Desenvolve trabalhos com ênfase nos comportamentos sócio-espaciais humanos, na sustentabilidade e nos processos de percepção ambiental e de vinculação ao lugar.

Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro

Graduação em Psicologia: Universidade Federal do Ceará (1985). Mestrado Ciencias de La Religión - Universidad Pontificia Comillas Madrid (1995). Doutorado em Psicologia - Fundamentos y Desarrollos Psicoanalíticos: Universidad Pontificia Comillas Madrid (1997). Estágio Sênior (pos-doc): CNRS - CERMES3/ CESAMES - Université Paris V - Sorbonne (2010-2011). Professor Titular da Universidade de Fortaleza - UNIFOR período 1987-2012. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco 2012-Atual. Vice-diretor da UPE-Garanhuns 03 a 08/2016. Diretor UPE-Garanhuns/ Multicampi 09/2016-01/2017. Coordenador Mestrado Saúde Mental UPE-Garanhuns. Experiência com ênfase em Intervenção Terapêutica. Atuação: psicanálise, dietética, subjetividade, mal-estar, laço social, violência e saúde mental. Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde. Pesquisador da ANPEPP - GT. Redes de psicanálise teorias e práticas (2015-atual).

Profª Msª Camile Gouveia de Brito

Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza;Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, Psicológa pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com foco de atuação direcionado para área da Psicologia do Trabalho e Organizações, mediante desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Recursos Humanos, em seus diversos subsistemas, desde: atração e retenção de talentos, estruturação e implementação de programas de treinamento e educação corporativa, desenvolvimento de programas de qualidade de vida, visando a promoção da saúde do trabalhador; implementação de tecnicas de gestão da qualidade, planejamento estratégico, formação de facilitadores internos, entre outras. No magistério superior atua como Professora Universitária, ministrando disciplinas correlatas ao âmbito da trajetória profissional desenvolvida.

Profª Msª Fabiana Menezes Lira

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza/UNIFOR. Desenvolveu pesquisa sobre o trabalho de Pescadores Artesanais da Colônia de Pesca de Caucaia-Ce. Participante do Ótium-Laboratório de estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre vinculado ao PPG. Psicóloga pela Universidade Federal do Ceará UFC (1998). Professora do curso de Graduação em Psicologia (UNIFOR) e de Pós Graduação da Faculdade Integrada do Ceará FIC/Estácio e dos cursos de EAD do Instituto Federal do Ceará IFCE, Universidade Estadual do Ceará- UECE, Faculdade 7 de Setembro-FA7. Atualmente estuda as temáticas relacionadas a: Psicologia do Trabalho e das Organizações, Trabalho, Ócio, Tempo Livre, Planejamento de Carreiras.

Profª Drª Xênia Diógenes Benfatti

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989), especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Ceará (1999), mestrado em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011). Atualmente é professora e assessora pedagógica da Universidade de Fortaleza e desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores, avaliação curricular, currículo integrado, políticas públicas, direitos humanos e cidadania.

Profª Drª Grace Troccoli Vitorino

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza e conselheira do Conselho Municipal de Educação - Fortaleza. Coordena o Programa de Avaliação Institucional Interna da Unifor. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Psicologia, Família, Corpo, Leitura, Literatura, Audiovisual, Pesquisa e Avaliação.

 

Comissão científica:

Fabiana Neiva Veloso Brasileiro

José Clerton Martins

Francisco Antonio Francileudo

Viktor David Salis

Rosely Cubo

Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz

Henrique Figueiredo Carneiro

Grace Troccoli Vitorino

Xênia Diógenes Benfatti

Sylvia Cavalcante

Carlos Velazquez Rueda