X Seminário Ócio e Contemporaneidade

 

 

O Seminário Ócio e Contemporaneidade 2016, em sua décima edição, propõe como abordagem o tema “Ócio: novas perspectivas para a investigação nas culturas contemporâneas”. O evento tem por objetivo precípuo refletir e debater, a partir do encontro de especialistas, o fenômeno do ócio e das temporalidades sociais nas culturas contemporâneas.

Observa-se que as culturas contemporâneas estão demarcadas pela acentuação do consumo, da aceleração temporal, da individualização e do hedonismo, tornando-se imprescindível discorrer sobre o assunto em questão, uma vez que essa dinâmica social interfere nos relacionamentos e comportamentos das pessoas, o que pode resultar em efeitos devastadores para as subjetividades contemporâneas. Desta forma, o ócio, enquanto possibilidade de experiência subjetiva, configura-se como fenômeno capaz de aproximar os sujeitos de seus projetos existenciais, por meio do conhecimento de si e da realidade circundante.

O evento, organizado pelo Otium (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), decorre de uma proposição do Grupo de Pesquisa Otium/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre, cadastrado no CNPq, e das interlocuções com as associações e redes de pesquisa, tais como: Red OTIUM (Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio), ANPPEP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia) e ANPEL (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer).

Ressaltamos que, nesta edição, o evento conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), aprovado pelo Programa de Apoio a Eventos no País – CAPES 2016.

 

 

 

X SEMINÁRIO ÓCIO E CONTEMPORANEIDADE

 

Ócio: novas perspectivas para a investigação nas culturas contemporâneas.

 

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

 

1º DIA (19.09.2016) – Segunda-feira

 

Credenciamento (08h às 09h) – Hall do Teatro Celina Queiroz

 

Café de Boas Vindas (09h15) – Hall do Teatro Celina Queiroz

 

MESA DE ABERTURA (09h30) – Teatro Celina Queiroz

 

CONFERÊNCIA I (10h) – Teatro Celina Queiroz

- Tema: “Potencialidades do ócio para o desenvolvimento humano e sustentabilidade da vida”.

Conferencista: Prof. Dr. Manuel Cuenca Cabeza (Cátedra da Universidad de Deusto/Espanha)

 

MESA REDONDA I (11h30) – Teatro Celina Queiroz

- Tema: “Arte, cidade criativa e ócio”.

- Convidados: Prof. Dr. Fernando Manuel Rocha da Cruz (UFRN/GPCC), Prof. Dr. Jober José de Souza Pinto (Universidad Politécnica de Madrid/Espanha).

 

ALMOÇO (12h30)

 

MESA REDONDA II (14h30) – Auditório da Biblioteca

- Tema: “Os estudos do ócio nos âmbitos da educação e da psicologia”.

- Convidados: Prof.ª Dr.ª Mirleide Chaar Bahia (UFPA/ANPEL), Prof.ª Dr.ª Ieda Rhoden (ANPPEP/Unisinos) , Prof. Dr. José Clerton Martins (ANPEPP/OTIUM/Unifor).

 

Coffee break (15h30) – Hall da Biblioteca

 

CONFERÊNCIA II (16h) – Auditório Biblioteca

- Tema: "Ócio e culpa"

- Conferencista: Prof. Dr. Viktor David Salis (UNIFESP/ANPPEP)

 

NOITE CULTURAL (19h) – Teatro Celina Queiroz

Interlocuções entre Arte e Pesquisa

- Maracatu: o corpo brincante entre pertencimentos ancestrais e apelos contemporâneos (Maracatu Rei de Paus)

 - Corpo, dança e potência de vida - Grupo Tablado Flamenco.

  

2º DIA (20.09.2015) – Terça-feira

 

EXPOSIÇÃO DE BANNERS (08h) – Hall do Bloco B

 

CONFERÊNCIA III (09h30) – Auditório da Biblioteca

 - Tema: “Instrumentos de medidas de experiência de ócio: sobre o MICEO”

 - Conferencista: Profª  Dr.ª Ieda Maria Rhoden (Unisinos/ ANPPEP/OTIUM).

Apresentação: Prof. Dr. José Clerton Martins (UNIFOR/ANPPEP/OTIUM).

 

INTERVALO (10h30)

 

MESA REDONDA III (10h45) – Auditório da Biblioteca

- Tema: "Sobre Brincar, Disciplina dos Tempos Livres e Políticas Públicas para o Ócio" - Convidados: Prof.ª Dr.ª Shaiane Vargas da Silveira (UFPI), Prof. Dr. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida – (UFC/CELULA) Prof.ª Dr.ª Clara Virginia de Queiroz Pinheiro – (UNIFOR/LAEPCUS).

 

ALMOÇO (12h)

 

ATIVIDADE CULTURAL (13h) – Espaço Cultural Unifor

Visita guiada à exposição Coleção Airton Queiroz

 

 RODA DE CONVERSA (14h)– Auditório da Biblioteca

- Tema: Apreensões sobre o ócio: realidades após tese

- Convidados: Prof.ª Dr.ª Adriana de Alencar Gomes Pinheiro – (FAP/OTIUM/ANPPEP), Prof.ª Dr.ª Fabiana Neiva Veloso Brasileiro – (Unifor/OTIUM/ANPPEP), Prof. Dr. Francisco Antônio Francileudo – (FCF/ OTIUM), Prof. Dr. José Júlio Martins Torres – (Unifor/OTIUM), Prof.ª Dr.ª Rosely Cubo – (Universidade Castelo Branco/ OTIUM)

 

VÍDEO ETNOGRÁFICO (15h) – Auditório da Biblioteca

- Tema: “Recriando-se nos tempos livres da velhice”

- Apresentação: Prof. Dr. José Clerton Martins (Unifor/OTIUM/ANPEP), Laís Duarte de Moraes – (Unifor/OTIUM).

 

INTERVALO (16h15)

 

MESA REDONDA IV (16h30) – Auditório da Biblioteca

- Tema: "Ócio, Tempo Livre e Lazer: apropriações na contemporaneidade globalizada e conectada".

 - Convidados: Prof.ª Dr.ª Ieda Maria Rhoden (ANPPEP/Unisinos), Prof.ª Dr.ª Mirleide Chaar Bahia (UFPA/ANPEL), Prof. Dr. Viktor D. Salis (UNIFESP/ANPEPP).

 

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO (17h30) – Teatro Celina Queiroz

 - Tema: Ócio nas culturas contemporâneas: teorias e novas perspectivas em investigação.

- Conferencista: Prof.ª Dr.ª Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro/Portugal /OTIUM).

 

COQUETEL DE ENCERRAMENTO (18h30) – Hall do Teatro Celina Queiroz

- Lançamento do Livro: “Sentido do Tempo, sentido do ócio, sentidos para o viver” dos Profs. Drs. Francisco A. Francileudo e J. Clerton Martins

 

 

  

 

Prof. Dr. José Clerton Martins (ANPEPP/OTIUM/Unifor)

É Doutor em Psicologia (2001) pela Universitat de Barcelona (Catalunya/España). Pós-doutorado (CAPES 2005-2006) na Universidad de Deusto (Pais Basco/España), no seu Instituto Multidisciplinar de Estudos de Ócio (IEO). Professor Visitante/Catedrático do Programa de Doutorado em Estudos Culturais das Universidades do Minho/Aveiro/Portugal (Fundação Calouste Gulbenkian 2012/13).Coordena o OTIUM/ Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre, registrado no CNPq e o GT. da ANPEPP - Ócio, Tempo Livre e Trabalho. É membro fundador da OTIUM - ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE ESTUDIOS DE OCIO.

Prof. Dr. Manuel Cuenca Cabeza (Cátedra da Universidad de Deusto/Espanha)

Catedrático de pedagogia e fundador do Instituto de Estudios de Ocio da Universidade de Deusto, publicou 23 livros e mais de 120 artigos de investigação relacionados com os temas do Ócio/Lazer. Na atualidade é diretor do Instituto de Estudios de Ocio e do Programa de Doutorado "Ocio y Potencial Humano" da Universidade de Deusto.

Prof. Dr. Fernando Manuel Rocha da Cruz (UFRN/GPCC)

Doutor Europeu em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Professor Adjunto II no Departamento de Políticas Públicas/ UFRN. Vice-coordenador e Professor Permanente no Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre as Cidades Contemporâneas. Membro do Comitê Gestor do Programa de Cultura da UFRN.

Prof. Dr. Jober José de Souza Pinto (Universidad Politécnica de Madrid/Espanha).

Doutor em Arquitetura pela Escuela Ténica Superior de Arquitectura (ETSAM) da Universidad Politecnica de Madrid (UPM), Espanha. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Coordenador de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Ceará.

Prof.ª Dr.ª Ieda Maria Rhoden (ANPPEP/Unisinos)

Doutorado em Ocio e Potencial Humano - pela Universidad de Deusto, Bilbao, Espanha (2004). Atualmente é Professora da UNISINOS no Rio Grande do Sul e Consultora de Instituições e Organizações. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com atuação principal relacionada aos temas: qualidade de vida e desenvolvimento humano, em contextos de trabalho e de não trabalho.

Prof.ª Dr.ª Mirleide Chaar Bahia (UFPA/ANPEL)

Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente exerce função de Professora/ Pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e a função de Vice- Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer, ANPEL (Gestão 2014-2016).

Prof. Dr. Viktor David Salis (UNIFESP/ANPPEP)

Formou-se em Psicologia em 1971 pela PUC/SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genebra, Suíça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente. Em 1981, estudou “A ética dos mitos da Paidéia” na formação do homem grego na Antiguidade iniciado com Igor Caruso na Universidade de Salzburgo, Áustria, e finalizado na Université Sorbonne - École Pratique des Hautes Études - obtendo seu segundo doutorado.

Prof. Dr. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida – (UFC/CELULA)

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Doutor pela Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Educação da América Latina pela Universidade de São Paulo/USP. Mestre em Educação pela Universidade de Barcelona (UB). Coordenador do Programa de Extensão: Centro de estudos sobre ludicidade e lazer (CELULA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Prof.ª Dr.ª Clara Virginia de Queiroz Pinheiro – (UNIFOR/LAEPCUS)

Possui doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado no CNRS/CERME3/Université
Paris-Descartes. É professora titular da Universidade de Fortaleza. Concentra-se nos seguintes temas: saúde mental, sexualidade e laço social. Membro do GT/ANPEPP e membro/fundadora do Laboratório de Estudos em Psicanalise, Cultura e Subjetividade - LAEpCUS.

Prof.ª Dr.ª Adriana de Alencar Gomes Pinheiro – (FAP/OTIUM/ANPPEP)

Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2015). Atualmente Coordena o Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Docente de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). Membro do Núcleo de estudos sobre Cultura, Consumo e Trabalho (NECCT), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e da Associação Brasileira do Ensino de Psicologia (ABEP).


Prof.ª Dr.ª Fabiana Neiva Veloso Brasileiro – (Unifor/OTIUM/ANPPEP)

Doutora em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2015). Professora da Universidade de Fortaleza, supervisora clínica do
Serviço de Psicologia Aplicada da UNIFOR, membro do Laboratório OTIUM, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, e e do Grupo de Trabalho (GT) Ócio, Tempo Livre e Trabalho da ANPEPP.

Prof. Dr. Francisco Antônio Francileudo – (FCF/ OTIUM)

Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor da graduação e pós-graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Membro dos Grupos de Pesquisa SOFRIMENTO PSÍQUICO: SUJEITO, SOCIEDADE E CULTURA, do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre e do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre). Membro da ANPEPP.

Prof. Dr. José Júlio Martins Torres – (Unifor/OTIUM)

Doutor em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2014). Membro do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (OTIUM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (2010 a 2014). Estudioso e pesquisador da Teoria da Complexidade (Caos, Fractais, Catástrofes e Lógica Fuzzy) aplicada às Organizações, à Estratégia, à Gestão, à Educação e ao Ócio.

Prof.ª Dr.ª Rosely Cubo – (Universidade Castelo Branco/ OTIUM)

Doutorado pela Universidad de Deusto em Espanha (Bilbao - Província do País Basco). Realizou Internacionalização do Doutorado, por MENÇÃO EUROPÉIA, junto ao Programa de Doutoramento em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro, Portugal. Atua principalmente nos seguintes temas: Trabalho, Desenvolvimento de Equipes, Ócio, Tempo Livre, Terapêutica Psicodramática e Psicologia das Relações Humanas.

Prof.ª Dr.ª Shaiane Vargas da Silveira (UFPI)

Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão, bolsista PDSE - Programa Doutorado Sanduiche no Exterior pela instituição de fomento CAPES, com projeto realizado no Instituto de Estudos do Ócio - Universidad de Deusto/Bilbao/Espanha em 2013. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí.


Prof.ª Dr.ª Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro/Portugal /OTIUM).

Doutora em Cultura pela Universidade de Aveiro (2002).Graduada em Filosofia pela Universidade do Porto (1986) e possui Mestrado em Ciencia da Educação pela Universidade de Coimbra (1996). Atualmente é Professora efetiva da Universidade de Aveiro e diretora do Doutorado em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro.