Seminário Ócio e Contemporaneidade 2015

 

 

 

IX SEMINÁRIO ÓCIO E CONTEMPORANEIDADE: 

Potencialidades do Tempo Livre na (re)criação da vida

 

APRESENTAÇÃO


O Seminário Ócio e Contemporaneidade configura-se como um evento organizado anualmente pelo Laboratório Otium – Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre – vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (PPGP-UNIFOR) e é uma proposição do Grupo de Pesquisa Otium/ Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre, cadastrado no CNPq. O referido Laboratório de Pesquisa articula-se com a Asociación Iberoamericana de Estudios do Ocio – OTIUM / España y América Latina, integra a ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (GT Ócio, Tempo Social e Trabalho) e a ANPEL – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer (GT Lazer, Linguagens e Patrimônio).

Tal evento tem favorecido, pois, intercâmbio nacional e internacional de estudos e pesquisas em torno de temáticas contemporâneas centrais de interesse do grupo: ócio, tempo livre, lazer, trabalho. O Seminário Ócio e Contemporaneidade no ano de 2015, em sua nona edição, exprime como tema "Potencialidades do Tempo Livre na (re)criação da vida", onde por meio de conferências, mesas redondas e atividades culturais intenta, pretende colocar o homem, o tempo livre e as potencialidades que essa relação pode desencadear como foco principal das proposições.

O homem contemporâneo é convocado a estar inserido em inúmeras atividades, que na maioria das vezes, o tira de si mesmo. Neste contexto, o tempo livre, que deveria ser verdadeiramente livre, se torna um espaço colonizado pelas diferenciadas demandas sociais. Pensar hoje acerca das potencialidades que esse tempo liberado pode incorporar, direciona a reassumirmos posições que nos tornem mais empoderados de si; favorecendo, desse modo, recriarmos novos estilos de vida em vista dos distintos âmbitos relacionais

 

 



IX SEMINÁRIO ÓCIO E CONTEMPORANEIDADE

TEMA DO EVENTO:

Potencialidades do Tempo Livre na (re)criação da vida

PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÕES

 

1º DIA (05.11.2015) – QUINTA-FEIRA

MESA DE ABERTURA (09:00) – Auditório A4

CONFERÊNCIA I (09:30) – Auditório A4
- Tema: “Tempo e ser: envelhecimento e finitude como potência de vida.”
Convidado: José Olinda Braga (UFC-PPGSF). 

INTERVALO (10:30)

MESA REDONDA II (10:45) – Auditório A4
- Tema: "Peregrinando nos caminhos da vida"
- Convidados: Profª Dr. Gisneide Nunes Everdosa (Livre Docente),Prof.ª Ms. Lisieux Rocha (Faculdade Católica de Fortaleza), Prof. Dr. Francisco Antônio Francileudo (Faculdade Católica de Fortaleza)

ALMOÇO (12h)

ATIVIDADE CULTURAL (13h) – Espaço Cultural Unifor

- Visita guiada à exposição Adriana Varejão: Pele do Tempo

MESA REDONDA II (14:30) – Auditório A4
- Tema: “Apropriações do Tempo da Aposentadoria ”.
- Convidados: Prof.ª Ms. Lorena Gurgel (UNIFOR), Selena Teixeira (UNIFOR), Lurindo Ferreira (Aposentado).  

 
APRESENTAÇÃO DO GT ÓCIO E DESENVOLVIMENTO HUMANO (15:40) – Auditório A4
 - Convidados: Marcos Gonçalves Maciel (UEMG)

INTERVALO (16:30)

CONFERÊNCIA (17:00) – Auditório A4
- Tema: "Ócio e culpa: reflexões sobre o tempo subjetivo"
- Convidado: Prof. Dr. Viktor David Salis (UNIFESP/ANPEPP)

ENCERRAMENTO (18:00)


2º DIA (06.11.2015) – SEXTA-FEIRA

EXPOSIÇÃO DE BANNERS (8h) – Hall do Bloco B

CONFERÊNCIA II (9:30h) – Auditório A1
- Tema: Envelhe(s)eres
- Convidado: Prof.ª Dr. Erotilde Honório (UNIFOR)

INTERVALO (10:30)

RELATO DE EXPERIÊNCIA (11:00) –  Auditório A1
- Tema: “Meus idosos e eu”
- Convidada: Psicóloga Claudia Couto Gondim Da Rocha - Casa do Desenvolvimento - Barbalha-CE

ALMOÇO (12h)

 

RELATO DE EXPERIÊNCIA (14:30h) – Auditório A1
 - Tema: “Empreendendo-se nos Tempos Livres da velhice”
- Convidados: Prof.ª Ms. Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz (UnP), Cairo Cézar Souza (UNIFOR)

ATIVIDADE CULTURAL (15:30)
Dança Flamenco Al Andaluz 

INTERVALO (16:00)

CONFERÊNCIA II (16:30h) – Auditório A1
- Tema: "Tempo Livre para recriação da vida"
- Convidado: Prof. Dr. Viktor David Salis (UNIFESP/ANPEPP)

COQUETEL DE ENCERRAMENTO (18:30h) – Auditório A1

- Lançamento do audio livro: “A Psicopatologia dos mitos” do Prof. Dr. Viktor David Salis (UNIFESP)

 

 

 

 



Dr. José Clerton de Oliveira Martins

Doutor em Psicologia (2001) pela Universitat de Barcelona(Catalunya/España). Pós-doutorado (CAPES 2005-2006) realizado na Universidad de Deusto (Pais Basco/España), no seu Instituto Multidisciplinar de Estudios de Ocio/Lazer (IEO), no Doutorado em Ocio/lazer e Desenvolvimento Humano.Professor Visitante/Catedrático do Programa de Doutorado em Estudos Culturais ( tema Ócio, Lazer e Tempo Livre nas Culturas Contemporâneas) das Universidades do Minho e de Aveiro/Portugal, com apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (2012/2013). Atualmente está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza/Brasil. Investiga sobre: Ócio/Lazer, Experiência de Ócio, Trabalho, Lazer, Temporalidade Social e Tempo Livre, interessando-se também pelas temáticas: Cultura das Organizações, Estudos Culturais, Contemporaneidade, Consumo, Cultura Popular e Folclore. Coordena o Grupo OTIUM/ Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre cadastrado CNPq, o GT. ANPEPP -Ócio, Tempo Livre e Trabalho e o Laboratório OTIUM de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre do PPGPsi/Unifor. É membro da OTIUM - ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE ESTUDIOS DE OCIO, e da ANPEL - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer - e ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisadores em Turismo - BRASIL. Colabora em programas de Graduação e Pós-Graduação no Brasil, Equador, México, Portugal e Espanha.

Dr.ª Erotilde Honório Silva

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará(1972), graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará(1975), graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(1980), graduação em Música pela Universidade Estadual do Ceará(1976), especialização em Homeopatia pela Universidade Federal do Ceará(1985), especialização em Aperfeiçoamento Em Metodologia da Pesquisa Em Comu pela Universidade Federal do Ceará (1977), especialização em Formação do Ator Curso de Arte Dramática pela Universidade Federal do Ceará(1980), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará(1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará(1999). Atualmente é Professor Titular da Universidade de Fortaleza, Diretora de Comunicação e Marketing da Universidade de Fortaleza e Membro de corpo editorial da Revista de Humanidades (UNIFOR). Tem experiência na área de Medicina

Dr.ª Gisneide Nunes Everdosa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1986) e doutorado em Psicologia Clínica e Saúde pela Universidade de Santiago de Compostela (2004). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: espiritualidade, psicologia e religião, psicologia e saúde, bem-estar psíquico e saúde mental.

Dr. Viktor D. Salis

Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève - Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente. Em 1981 estudou "A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade" com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado. Escreveu diversas obras na área de mitos e tradições arcaicas; escreve ainda peças de teatro baseadas nos mitos. Trabalha como terapeuta no processo denominado "Terapia Mítica", que busca o conhecimento de si e do outro através dos mitos arcaicos. Realiza trabalhos de treinamento junto a empresas para o desenvolvimento ético e criativo de talentos e potenciais, entre outras: Eletropaulo, Natura, Unilever, Gafor, Vale do Rio Doce, etc.

 

Dr. Francisco Antonio Francileudo

Foto Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Neuropsicologia pelo Centro Universitário Christus. Graduação em Filosofia e Teologia. Licenciatura em Ciências da Religião. Professor da graduação e pós-graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF). Membro dos Grupos de Pesquisa SOFRIMENTO PSÍQUICO: SUJEITO, SOCIEDADE E CULTURA, do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre e do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre) vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza-CE/Brasil). Pesquisador do Grupo UM OLHAR INTERDISCIPLINAR SOBRE A SUBJETIVIDADE HUMANA, filiado a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia), por meio do GT (Grupo de Trabalho): Ócio, Tempo Livre e Trabalho. Atua nas áreas de Psicologia e Fenomenologia, Subjetividades, Logoterapia e Análise Existencial, Antropologia Filosófica e Ética

Ms. Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz

Foto É Doutoranda em Psicologia pela Universisade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental ,(FACENE) e em Docência do Ensino superior (UNP). Possui graduação em Licenciatura e Formação de Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e formação em Psicologia clínica hospitalar. Coordenadora do Curso de Psicologia da UnP, Docente da UFERSA e Psicóloga do Hospital Municipal São Camilo de Lélis (servidor público).

Ms. Lisieux D'Jesus Luzia de Araújo Rocha

Foto Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - (bolsista FUNCAP: 2008-2009). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - (bolsista CNPQ: 2004-2006). Professora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) - (Fortaleza-CE/Brasil). Membro do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre), filiado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza-CE/Brasil), do Grupo de Pesquisa OTIUM/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre e do Grupo de Trabalho (GT) Ócio, Tempo Livre e Trabalho da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia).

Ms. Lorena Ibiapina Gurgel

Foto Graduada em Turismo e Turismo e Hotelaria pela Universidade de Fortaleza UNIFOR. Formação complementar em eventos. Especialização em Turismo e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Ceará UECE. Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza UNIFOR. Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza UNIFOR. Docente da Universidade de Fortaleza UNIFOR do curso de Graduação Tecnológica em Eventos (nota máxima 5 pelo MEC). Docente com horas-pesquisa. Integrante do Laboratório de estudos sobre o ócio, trabalho e tempo livre (OTIUM). Na Graduação participou do Programa de Monitoria Institucional, na UNIFOR, com base na Portaria R Nº 01/2000, na disciplina de Gestão Ambiental. Experiência profissional como docente na graduação do curso de Turismo no Instituto de Ensino Superior do Ceará (IESC) em 2009. No Beach Park de 2007 a 2009, atuação como consultora de turismo, período em que recebeu o prêmio de reconhecimento pelo profissionalismo e destaque em vendas de tempo compartilhado TOP SELLER 2008, GROUP RCI, promovida posteriormente para supervisora de qualidade.