Seminário Ócio e Contemporaneidade 2013

 


VII SEMINÁRIO ÓCIO E CONTEMPORANEIDADE: TEMPO SOCIAL E ENVELHESCÊNCIA NAS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS

 

APRESENTAÇÃO

Seminário Ócio e Contemporaneidade consolidou-se como ambiente rico para a promoção de debates e a interação entre pesquisadores, estudiosos, professores e público geral; ambos interessados em reflexões, abordagens conceituais e proposições de ações efetivas e transformadoras em torno do tema central. O evento é uma proposição do Grupo de Pesquisa Otium/ Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre, cadastrado no CNPq, e é organizado pelo Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (Otium), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A concepção do evento advém da articulação do Laboratório Otium com outras instituições de ensino superior, pesquisa e extensão do Brasil, América Latina, e Europa, que também se debruçam sobre o tema central, ao buscar compreender a consciência do valor do Tempo Livre. Ao conceber esse tempo como potencial transformador dos sujeitos em agentes autônomos podendo, a partir dessa consciência, interferir nas realidades culturais contemporâneas. Nesta perspectiva, toma-se os estudos contemporâneos do Ócio e o uso do Tempo Livre na sociedade contemporânea sob a abordagem transdisciplinar, com foco em experiências acessíveis aos mais diversificados públicos.

Portanto, o Seminário Ócio e Contemporaneidade, em sua sétima edição, apresenta como temática "Tempo social e envelhescência nas culturas contemporâneas", buscando diálogos acadêmicos sobre as influências e consequências que a relação do sujeito com o tempo social, na cultura contemporânea, acarreta para a construção da cidadania da pessoa “envelhescente”.

O tema do VII Seminário aponta para investigações sobre os modos de adaptações psicossociais de pessoas envelhescentes. Ao analisar características do processo de envelhecimento, aposentadoria e afastamento gradativo do convívio social na contemporaneidade, constata-se que os sujeitos que estão experimentando essa fase continuam em plena atividade social e cultural, inseridos em funções profissionais de caráter formal e informal, integrando a sociedade de consumo ao participarem como capital social e econômico no contexto atual. Tais inferências indicam a necessidade de melhor compreender as novas gerações de envelhescentes.

 

 

 




VII SEMINÁRIO ÓCIO E CONTEMPORANEIDADE

 

TEMA DO EVENTO:

“Tempo social e envelhescência nas culturas contemporâneas”

 

1º DIA (22.08.2013) – QUINTA-FEIRA

 

ABERTURA CULTURAL (8h30)  Auditório A4

- Coral Vozes de Outono

 

MESA DE ABERTURA (8h45) – Auditório A4

 

CONFERÊNCIA DE ABERTURA (9h) – Auditório A4

- Tema: Tempos de ser e ciclo vital: elaborações culturais contemporâneas

- Convidada: Maria Manuel Baptista (Universidade de Aveiro – Portugal)

 

INTERVALO (10h)

 

MESA I (10h15) – Auditório A4

- Tema: Tempos e estéticas do envelhecer

- Convidados: Ieda Rhoden (Unisinos-RS) / Carlos Velazquez (Unifor)

- Mediação: Fabiana Veloso (Unifor)

 

COMUNICAÇÕES ORAIS (10h15 - 12h)  Salas B29, B31 e B33

 

MOMENTO LÚDICO (11h20) – Espaço Cultural Unifor

- Visita guiada à exposição “Trajetórias”

 

ALMOÇO (12h – 14h)

 

MESA II (14h) – Auditório A4

- Tema: Investigando sobre a envelhescência e o tempo social

- Convidados: Lorena Ibiapina (Unifor) / Adriana Alencar (Unifor) / Kalyana Fernandes (Unifor)

- Mediação: Lorena Ibiapina (Unifor)

 

INTERVALO (15h)

                                                                     

MESA III (15h15) – Auditório A4

- Tema: O tempo da envelhescência

- Convidados: Giselle Sucupira (Unifor) / Viktor D. Salis (Unifesp-SP)

- Mediação: Clerton Martins (Unifor)

 

SESSÃO DE VÍDEO (16h30) – Sala B da Videoteca

- “Inhamuns: o lugar, o homem e o tempo que se faz vida”

- Apresentadora: Dauana Vale (Unifor)

- Debate com Erotilde Honório Silva (Unifor)

 

COQUETEL (18h) – Lounge do Bloco B

- Lançamento do e-book “Ócio nas Culturas Contemporâneas”

 

 

2º DIA (23.08.2013) – SEXTA-FEIRA

 

EXPOSIÇÃO DE BANNERS (8h) – Hall do Bloco B

 

CONFERÊNCIA (9h) – Auditório A4

- Tema: Contribuições do ócio para um amadurecimento saudável

- Convidada: Ieda Rhoden (Unisinos-RS)

 

MESA IV (10h)

- Tema: Envelhescência, Gênero e Família

- Convidados: Fernando Pocahy (Unifor) / Normanda Araújo (Unifor)

- Mediação: Lisieux Rocha (FCF)

 

COMUNICAÇÕES ORAIS (10h - 12h)  Salas B29, B31 e B33

 

MOMENTO CULTURAL (11h) – Bloco Belas Artes

“Grafias na pedra: índices evolutivos da dança"
  - Facilitadora: Luiza Amelia de Silva Marquez
 

ALMOÇO (12h)

 

MESA V (14h) – Auditório A4

- Tema: Projeto MITHO

- Convidado: Carlos Velazquez (Unifor)

 

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO (14h40) – Auditório A4

- Tema: Ócios do ofício de viver

- Convidado: Viktor D. Salis (Unifesp-SP)

 

INTERVALO (15h30)

 

DEFESA DE TESE (15h40) – Auditório A4

- Prof. Francisco A. Francileudo

 

COQUETEL (19h) – Hall do Bloco B

- Momento Cultural (apresentação)

 

 

 



Dr. José Clerton de Oliveira Martins


Pós-doutorado (CAPES) realizado na Universidad de Deusto (Espanha), no seu Instituto Multidisciplinar de Estudios de Ocio (IEO), desenvolvendo projeto sobre Educação para o Ócio, na condição de professor visitante (2005/2006), do programa de Doutorado em Ocio e Potencial Humano. Doutor em Psicologia (2001) pela Universidad de Barcelona (Espanha), com tese defendida sobre a Cultura das Organizações. É pós-graduado pela Universidade Federal do Ceará, em Administração de Recursos Humanos (1994), em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e em Cultura Folclórica Aplicada pelo IFCE (2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade de Fortaleza, atuando no campo da psicologia em pesquisa, focalizando estudos sobre Ócio e Tempo Livre, Cultura das Organizações, interessando-se, principalmente, pelos temas: sentidos do tempo de trabalho e do ócio, trabalho, cultura popular, cultura das organizações, festa, ritual, lazer, ócio e tempo livre.

Ms. Fabiana Neiva Veloso Brasileiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNIFOR. Pesquisadora do laboratório do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (OTIUM). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2005). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1999), Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2005), Especialista em Psicologia da Educação pela PUC-MG. Atuou como professora substituta da Universidade Estadual do Piauí e em escola particular na área de Psicologia educacional. Atualmente é professora da Universidade de Fortaleza, psicóloga clínica analítico-comportamental, supervisora clínica do Serviço de Psicologia Aplicada da UNIFOR.

Ms. Lisieux D'Jesus Luzia de Araujo Rocha

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - (bolsista FUNCAP: 2008-2009). Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) - (bolsista CNPQ: 2004-2006). Coordenadora de Especialização e professora da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) - (Fortaleza-CE / Brasil). Coordenadora adjunta do Laboratório OTIUM (Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre), filiado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR (Universidade de Fortaleza-CE / Brasil), bem como membro do Grupo de Pesquisa OTIUM / Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre

Dr. Francisco Antônio Francileudo

Doutor em Psicologia pelo PPG-PSI - (UNIFOR). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Pós-graduação em Neuropsicologia pela Faculdade Christus. Membro do Grupo de Pesquisa OTIUM / Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre, do Grupo de Pesquisa Sofrimento Psíquico: Sujeito, Sociedade e Cultura e do Grupo de Pesquisa: Um olhar interdisciplinar sobre a subjetividade humana. Psicanalista, Licenciado em Ciências da Religião pela UVA, Bacharel em Filosofia e Teologia pelo Instituto Teologico-Pastoral do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Família, Subjetividade, Contemporaneidade, Ócio, Lazer e Tempo Livre, Tempo Social, Cultura, Antropologia Filosófica e Psicologia da Religião. Atualmente é professor e Diretor Administrativo/Financeiro da Faculdade Católica de Fortaleza (FCF), Diretor/Presidente da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza e Formador e Ecônomo do Seminário Arquidiocesano São José - Teologia.

Dr.ª Maria Manuel Baptista

É Filosofa, pela Universidade do Porto. Mestra em Psicologia pela Universidade de Coimbra e  Doutora em Filosofia da Cultura pela Universidade de Aveiro, onde hoje é professora efetiva e dirige atualmente, o Programa de Doutorado em Estudos Culturais, em colaboração com a Universidade do Minho.

Dr. Carlos Velasques Rueda

Carlos Velázquez Rueda é originário do México, onde, na Universidad de Guadalajara, graduo-se como Instructor de Música. Em 1986, bolsista do governo espanhol, cursou aperfeiçoamento em música espanhola e entre 1987 e 1996 completou os programas de mestrado e doutorado em Música Antiga no Concervatoire National de Musique du Raincy, na França. Desde agosto de 2001 Carlos Velázquez é funcionário da Universidade de Fortaleza. Como professor atua nas áreas de Estética, História da Arte e Mitologia. Junto à Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária ocupou o cargo de Diretor da Divisão de Arte e Cultura . Em 2008 participou do grupo de implantação do Curso de Graduação em Belas Artes, mesmo que coordenou até julho de 2012. Atualmente coordena o Movimento Investigativo Transdiciplinar do Homem - MITHO. 

 Dr.ª Ieda Rhoden 

 Graduada em Psicologia (1987) e Especialista em Psicologia Social (1992) pela PUCRS; Mestre em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela PUC-RIO (1999) e Doutora em Ocio e Potencial Humano – pela Universidad de Deusto, Bilbao, Espanha (2004) e validado no Brasil, pela PUCRS, como doutorado em Psicologia Social. Atualmente é Professora da UNISINOS no Rio Grande do Sul e Consultora de Instituições e Organizações. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com atuação principal relacionada aos temas: qualidade de vida e desenvolvimento humano, em contextos de trabalho (Gestão de Pessoas) e de não trabalho, como no tempo livre, no lazer e nas experiências de ócio construtivo.

Ms. Dauana Vale Cavalcante

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2005). Mestra em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2013). É membro do OTIUM - Laboratório de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre, ligado ao Programa de Pós-Gradução em Psicologia da Unifor (Universidade de Fortaleza).

Ms. Lorena Ibiapina Gurgel

Graduada em Turismo e Turismo e Hotelaria pela Universidade de Fortaleza UNIFOR. Especialização em Turismo e Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Ceará UECE. Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza UNIFOR. Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza UNIFOR. Docente da Universidade de Fortaleza UNIFOR do curso de Graduação Tecnológica em Eventos. Tutora do projeto Alcance na Universidade do Parlamento Cearense UNIPACE. Integrante do Laboratório de estudos sobre o ócio, trabalho e tempo livre (OTIUM). Experiência profissional como docente na graduação do curso de Turismo no Instituto de Ensino Superior do Ceará (IESC) em 2009. No Beach Park de 2007 a 2009, atuação como consultora de turismo, período em que recebeu o prêmio de reconhecimento pelo profissionalismo e destaque em vendas de tempo compartilhado TOP SELLER 2008, GROUP RCI, promovida posteriormente para supervisora de qualidade.

Ms. Adriana de Alencar Gomes Pinheiro

Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Membro do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre - OTIUM. Graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1995), graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Católica de Pernambuco (1991). Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2003). Especialista em Psicologia Aplicada - Psicodiagnóstico Infantil (1998), Psicopedagogia (2002) pela Universidade Federal do Ceará. Título de Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2002), Neuropsicologia (2008) pelo Conselho Federal de Psicologia. Professora de Graduação e Pós-graduação. Experiência em Gestão e na Docência do Ensino Superior na Área da Psicologia Clínica/Organizacional e do Trabalho. Atualmente docente na Faculdade Paraíso do Ceará.Ms.

Ms. Kalyana Cristina Fernandes de Queiroz

É Doutoranda em Psicologia pela Univervisade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Psiquiatria e Saúde Mental e em Metodologia do Ensino superior. Possui graduação em Licenciatura e Formação de Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e formação em Psicologia clínica hospitalar. É Coordenadora da Especialização em Psicologia Organizacional na UnP. Docente dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem da Universidade Potiguar - UnP, além de Supervisora Acadêmica-Administrativa da Escola de Gestão e Negócios.

Ms. Giselle Maranhao Sucupira Mesquita

Doutoranda em Psicologia Social na Universidade Kennedy em Buenos Aires. Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2006), graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2004) e em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (1992), Especialização em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto(1994).Tanatologa.Bombeira Honorária.Tem experiência nas áreas de Enfermagem, Psicologia Clínica e hospitalar e em atendimento Pré-Hospitalar. Proprietária e Diretora do Instituto PLEIADES - Psicologia do Luto, Emergência e Intervenção e Apoio em Desastre, que atua em atendimento psicológico Clínico, Hospitalar e Domiciliar, terapia do luto, aconselhamento psicológico e atendimento em situação de emergência e presta também supervisão, acessoria e treinamento na área. Administra palestras sobre a Morte e o Morrer. Atualmente é professora do curso de Psicologia da Unifor - Universidade de Fortaleza.

Dr. Viktor D. Salis

Formou-se em Psicologia em 1971 pela Puc-SP e estudou Epistemologia Genética com Jean Piaget em Genève - Suiça, onde completou seu primeiro doutorado em 1977, voltado ao desenvolvimento ético e social da criança e do adolescente. Em 1981 estudou "A ética dos mitos da Paidéia na formação do homem grego na Antigüidade" com Igor Caruso na Universidade de Salzburg, obtendo seu segundo doutorado. Escreveu diversas obras na área de mitos e tradições arcaicas; escreve ainda peças de teatro baseadas nos mitos. Trabalha como terapeuta no processo denominado "Terapia Mítica",  que busca o conhecimento de si e do outro através dos mitos arcaicos. Realiza trabalhos de treinamento junto a empresas para o desenvolvimento ético e criativo de talentos e potenciais, entre outras:  Eletropaulo, Natura, Unilever, Gafor, Vale do Rio Doce, etc.

Dr.ª Erotilde Honório Silva 

Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (1972). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1975) Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1980). Especialista em Homeopatia pela Universidade Federal do Ceará (1985). Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria (2000). Tem especialização em Formação do Ator Curso de Arte Dramática pela Universidade Federal do Ceará (1980),  especialização em psicodrama pela Fundação Instituto do Homem (1990). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1999). Atualmente é Professora Titular da Universidade de Fortaleza e Membro de corpo editorial da Revista de Humanidades (UNIFOR). É Diretora do Centro de Ciências Humanas. Tem experiência na área de Medicina.

Dr. Fernando Altair Pocahy

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas Mutiversos - Corpo, gênero e sexualidade nos processos de subjetivação. Tem Pós-Doutorado realizado junto ao PPG em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com bolsa CAPES/Reuni; Doutorado em Educação e Mestrado em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ambos com bolsa CAPES. Possui Especialização em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com bolsa da Fundação Maurício Sirotsky. É graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integra o Grupo de Trabalho Psicologia, Política e Sexualidades da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia ANPEPP.  

Dr.ª Normanda de Araújo Morais

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005) e Doutorado nessa mesma instituição (2009). Realizou o seu estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, Estados Unidos (2008). Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), onde coordena o Laboratório de Estudos dos Sistemas Complexos: casais, família e comunidade (Lesplexos). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicologia e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano em contextos de vulnerabilidade, resiliência, promoção de saúde, crianças e adolescentes em situação de rua, exploração sexual comercial e família.