Seminário Ócio e Contemporaneidade 2010

Anais do Evento

Seminário Ócio e Contemporaneidade

Tema: Diálogos sobre o Tempo Livre na Contemporaneidade
ISSN: 
2179- 2879

Volume II, Número 1, Novembro de 2010

 

Mesas Redondas

Dissertações

Banners

Artigos

Conferências

 


Comissão Científica:  

José Clerton de Oliveira Martins (Universidade de Fortaleza)

 Cássio Adriano Braz de Aquino (Universidade Federal do Ceará)

 Henrique Figueiredo Carneiro (Universidade de Fortaleza)

Ieda Rhoden (Universidade Vale do Rio dos Sinos)

Manuel Cuenca Cabeza (Universidad de Deusto )

Tereza Gláucia Rocha Matos (Universidade de Fortaleza) 

 

 

Realização:

OTIUM - Laboratório de Estudos Sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre.

Programa de PósGraduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

  

Comissão Organizadora:

José Clerton de Oliveira Martins

Francisco Antonio Francileudo
José Júlio Martins Tôrres
Lisieux D' Jesus Luzia de Araújo Rocha

Francisca Fabiana Menezes Lira

Zuleika Araújo de Souza

Camile Gouveia Bezerra de Brito
Débora Regina Garcia Pinto
  Glaucia Rebeca Teixeira de Oliveira

Felipe Teófilo Ponte

Bruno Pontual de Lemos Castro
Elidiana Cunha de Lima 

 

O Seminário Ócio e Contemporaneidade 2010 propõe a realização de um ciclo de diálogos, apresentações de resultados de pesquisas científicas, e vivências lúdicas convocando a temática central: Diálogos sobre o Tempo Livre na Contemporaneidade. O referido ciclo de diálogos, em forma de seminário é um meio de promover a interação entre pesquisadores, estudiosos, professores e público geral interessado em um ambiente propício à troca de ideias, abordagens conceituais multidisciplinares e proposições de ações efetivas e transformadoras a partir do conceito central. 

O evento é uma proposição do Grupo de Pesquisa Otium/Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre, cadastrado no CNPq, e é organizado pelo Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (Otium), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, com coordenação do professor Dr. José Clerton de Oliveira Martins, titular do referido programa. A ideia do evento advém da articulação do Laboratório com outras instituições de ensino superior, pesquisa e extensão do Brasil, América Latina, e Europa, que também se debruçam sobre o tema central, ao buscar compreender a consciência do valor do Tempo Livre como potencial transformador dos sujeitos em agentes de sua própria ação autônoma podendo, a partir dessa consciência, interferir para transformar realidades. 

O Seminário Ócio e Contemporaneidade: Diálogos Contemporâneas sobre o Tempo Livre inclui conferências, ciclo de debates, apresentação de pesquisas científicas, vivências e experiências artísticas

O local do Seminário será o Campus da Universidade de Fortaleza, no seu Auditório A4, na pós-graduação da referida universidade. Os horários serão sempre os mesmos em cada dia: das 08:00 h às 20:00 h entre os dias 24 e 26 de novembro de 2010. 

As conferências serão proferidas por um pesquisador convidado de reconhecimento internacional e os diálogos serão em formato de mesa redonda com a presença de três pesquisadores convidados, sempre com a presença de um mediador (ancora) seguidos de diálogo com o público participante.

As apresentações de pesquisa científicas serão no formato de Dissertação, sendo observados os critérios acadêmicos em vigor. 

As vivências e experiências artísticas serão possibilitadas pela visita às constantes exposições oferecidas pelo Espaço Cultural UNIFOR, diálogos nos jardins, integrações ao término de cada atividade e momentos lúdicos no auditório A4 nos intervalos entre os diálogos. Estes momentos buscam favorecer ao público momentos de ócio através de encenações, intervenções e visita aos ambientes de exposições de artes da universidade. 

O Seminário promoverá uma programação em três dias, com duas conferências, um ciclo de diálogos e apresentações de pesquisas teóricas e de campo sobre o tema, tomando os estudos contemporâneos do Ócio e o uso do Tempo Livre na sociedade sob abordagem multidisciplinar e com foco em experiências acessíveis aos mais diversificados públicos.

Dia 24 Quarta-Feira

08h às   9h – Exposição de Banners.

09h às 10h – Mesa de abertura do evento.

10h às 12h – Conferência de Abertura –  Prof. Dr.Manuel Cuenca Cabeza (Catedrático da Universidad de Deusto - Bilbao/Espanha)

14h às 16h – Defesa da Dissertação: Entre consumo e contemplação: os significados das viagens turísticas na contemporaneidade – Profa. Débora Regina Garcia Pinto.

16h às  17h  Mesa 1 – Diálogos sobre  turismo e tempo social na sociedade contemporânea.

Expositores: Dra Luzianeide Coriolano (UECE/CE), Dr.Ricardo Ricci Uvinha (USP/SP).

Âncora: Dr. Cassio Braz Aquino (UFC/CE).

17 h às 18h -  Reunião do GT ANPPEP – Ócio, Tempo, Trabalho e consumo. (Dr. Clerton Martins, Dra. Ieda Rhorden, Dr. Cassio Braz Aquino).

18h30m - Lançamento de livros.

Dia 25 Quinta Feira

8h  às  9h – Exposição de Banners.

9h às 11h  - Psicologia do Ócio – Conferência Profa. Dra. Ieda Rhoden (ANPEPP/GT.Ocio,tempo e trabalho/Unisinos-RS).

11h às 12h  - Atividade Lúdica.

14h às 16h - Defesa da Dissertação: Entre o artífice e o operário: sentidos do trabalho para o pescador artesanal – Profa. Fabiana Lira.

17h às 18h – Mesa 2 – Sociedade Contemporânea e a perspectiva da Escola de Frankfurt: inquietudes da razão e da emoção.

Dr. Jorge Coelho (UERJ/RJ), Dr. Fatima Severiano (UFC/CE).

Âncora: Dr. Clerton Martins (Unifor/CE).

18h30m - Lançamentos de livros.

 

Dia 26 Sexta Feira

8h às 9h – Exposição de Banners.

9h às 10h -Mesa 3 – Diálogos sobre Tempo Livre, Lazer e Ócio nas construções e reconstruções contemporâneas.

Expositores: Dr.Helder Isayama (UFMG), Dra.Ieda Rhoden (Unisinos/RS).

Âncora: Dr.Clerton Martins (Unifor/CE).

10h  às 12h30m: Defesa da Dissertação: As possibilidades subjetivas da prática esportiva  - Zuleika  Araújo.

14h às 16h - Defesa da Dissertação: Rupturas no tempo da tarefa: possibilidades de (re)significação no tempo do trabalho – Profa.  Camile Gouveia.

16h às 17h – Atividade lúdica.

18h -  Conferencia de encerramento : Ócio X Ganância: reflexões sobre a ética econômica no século XXI -  Prof. Dr. Viktor de Salis ( UNIFESP/GT ANPEPP Ócio, tempo e trabalho).

19h – Lançamento de livros e coquetel de encerramento.

José Clerton de Olveira Martins (Coordenador) - Pós-doutorado(CAPES) realizado na Universidad de Deusto (Espanha), no seu Instituto Multidisciplinar de Estudios de Ocio (IEO), desenvolvendo projeto sobre Educação para o ócio, na condição de professor visitante (2005/2006) do programa de Doutorado em Ocio e Potencial Humano. Doutor em Psicologia (2001) pela Universidad de Barcelona(Espanha), com tese defendida sobre Cultura das Organizações. É pós-graduado pela Universidade Federal do Ceará em Administração de Recursos Humanos (1994), em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (1998) e em Cultura Folclórica Aplicada pelo IFCE (2004). Atualmente é Professor Titular da Universidade de Fortaleza, sendo vinculado ao Programa de Pós Graduação em Psicologia. Atua no campo da pesquisa sobre Trabalho, Ócio e Tempo Livre, interessando-se, principalmente, pelos temas: Sentidos do Tempo de Trabalho e do Ócio, Trabalho, Cultura , Cultura Popular, Cultura das Organizações e Lazer. Investiga os referidos temas, a partir de dois estudos do referido PPG: Estudos sobre Cultura das Organizações e Estudos sobre Trabalho e Tempo Livre nas Organizações. Orienta, ainda,estudos sobre Turismo, Sentidos do lugar Turístico, Comportamento Social no Tempo Livre, Patrimônio Cultural e Identidades na Contemporaneidade. Coordena o Grupo OTIUM/ Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre cadastrado no CNPq e também o Laboratório Otium de estudos sobre ócio, trabalho e tempo livre na Universidade de Fortaleza. É membro fundador da OTIUM - ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE ESTUDIOS DE OCIO, com sede em Bilbao/Espanha e coordena, atualmente, o GT Ócio, Tempo e Trabalho da ANPEPP.

Cassio Adriano Braz Aquino - Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e em Administração pela Universidade de Fortaleza (1986), Suficiência Investigadora em Psicologia Social - Universidad Complutense de Madrid (2000), mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e doutorado em Psicologia Social - Universidad Complutense de Madrid (2003). Estágio Pós-dooutoral na Universidad Complutense de Madrid (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, precarização laboral, psicologia social do trabalho, psicologia do trabalho e subjetividade, ócio e temporalidade.

Ieda Rhoden - Graduação em Psicologia (1987) e Especialização em Psicologia Social (1992) pela PUCRS; Mestrado em Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional pela PUC-RIO (1999) e Doutorado em Ocio e Potencial Humano - pela Universidad de Deusto, Bilbao, Espanha (2004). Atualmente é Professora da UNISINOS no Rio Grande do Sul e Consultora de Organizações. Tem experiência na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho , com atuação principal relacionada aos temas: qualidade de vida e desenvolvimento humano em contextos de trabalho.

Victor David Salis - Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971) , doutorado em fenomenologia dos Mitos pela Universidade de Salzburg (1981) e em Epistemologia Genética pela Universidade de Genève (1977) . Atualmente é Professor colaborador da UNIFESP. Colabora ainda com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É consultor e palestrante para grandes grupos internacionais da temática sobre Ética e Qualidade de Vida na sociedade contemporânea, autor de inúmeros trabalhos de intervenção em organizações.

Georgina Flores Mercado - Posdoctorante no Depto. de Antropología da Universidad Autónoma Metropolitana- Plantel Iztapalapa. Mestre e doutora em Psicología social pela Universidad de Barcelona (2004). Licenciada en Psicología pela UNAM (1996).

Tese doutoral: La festa de Gràcia sóc jo i jo sóc la festa. La construcción psicocultural de la participación ciudadana en una fiesta popular. Foi  professora-investigadora da Universidad Michoacana e da la Universidad Autónoma del estado de Morelos.

Manuel Cuenca Cabeza - Catedrático de Pedagogía y fundador del Instituto, ha publicado 23 libros y más de 120 artículos de investigación relacionados con temas de ocio. Entre sus últimas obras destacan: Ocio y desarrollo. Potencialidades del ocio para el desarrollo humano. (2001), Ocio humanista. (Reeditado en 2003), Pedagogía del Ocio: Modelos y propuestas. (2004), Ocio solidario. La experiencia en grupos de jóvenes y jubilados. (2005), Aproximación Multidisciplinar a los Estudios de Ocio. (Coord..) (2006) y , junto con el Prof.. Segura, El Ocio en la Grecia Clásica (2007) Todos ellos editados en distintas colecciones de la Universidad de Deusto. Conferenciante invitado en numerosos congresos y reuniones científicas, tanto en Europa como en América. Vicerrector de Universidad de Deusto desde 1998 a 2003, en la actualidad es Director del Instituto de Estudios de Ocio y del Programa de Doctorado "Ocio y Potencial Humano". Imparte las asignaturas Pedagogía del Ocio, Teoría del Ocio y "Ocio y Calidad de vida".

Maria Luiza Amigo Arroyabe  - Catedràtica da Universidad de Deusto. Professora, Doutora da faculdade de Ciencias Sociais. Especializada em estudos sobre ócio e estética. Colaboradora do programa de doutorado em Ocio e Potencial Humano do Instituto de Estudios de Ocio de La Universida de Deusto.

Katia Flores Pinheiro - Kátia Flôres Pinheiro concluiu o mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho em 1989. Cursa doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2006. Tem curso de Especialização em Psicopedagogia (CEPERJ) e Atualização em Saúde Mental (FIOCRUZ). Atualmente é Professora da Universidade Estácio de Sá e Psicóloga Clínica. Possui experiência como Psicóloga Escola/Educacional. Publicou 5 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 itens de produção técnica. Participou de 37 eventos no Brasil. Apresentou um trabalho em congresso na Argentina. Orientou 3 trabalhos de conclusão de curso na área de Psicologia. Atua na área de Psicologia Clínica, na abordagem psicanalítica. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Processos Afetivos, Processos de Subjetivação, Atitudes, Consumidor, Consumo, Subjetividade, Tempo livre, Morte, Corpo, Hipermodernidade, Lazer, Consumismo, Identidade e Psicologia. Membro do GT Ócio, Tempo e Trabalho da ANPEPP.

Helder Ferreira Isayama - Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenador do Programa de Mestrado em Lazer da UFMG (área Interdisciplinar - Câmara de Ciências Humanas e Sociais) e Líder do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Editor da Revista Licere. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase na perspectiva interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física, recreação, políticas públicas e Formação e atuação profissional.

Ricardo Ricci Uvinha - Mestre pela FEF/UNICAMP, Doutor pela ECA/USP e Livre-docente pela EACH/USP. Tem experiência de 18 anos de docência no magistério em nível superior. Atualmente, é professor e coordenador no Bacharelado em Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo USP. Proferiu diversas palestras sobre Lazer, Turismo e Educação para universidades pelo país e é autor de publicações sobre o tema em forma de livros e artigos científicos. Tem também trabalhos apresentados e publicados em eventos nacionais e internacionais, em que se destacam: Espanha (1998, 2000), Egito (1999), Escócia (2000), Austrália (2001, 2004), Grécia (2003) , Colômbia (2005), China (2006), Índia (2007), Portugal (2008), Canadá (2008) e Malásia (2009). Em 2004, atuou como pesquisador visitante na Griffith University (Brisbane, Austrália), tendo na oportunidade desenvolvido atividades de ensino e pesquisa sobre o lazer, turismo, esporte e educação no contexto internacional. Membro atual do Corpo de Diretores da Organização Mundial de Lazer (World Leisure Organization), sociedade científica com sede atual nos Estados Unidos e fundada em 1952 com status de órgão consultivo da Organização das Nações Unidas, promotora, entre outros, do Congresso Mundial de Lazer e da revista científica World Leisure Journal, ISSN 0441- 9057. Líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer da Universidade de São Paulo (CNPq/ GIEL/USP).

Jorge Coelho Soares - Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1974) , mestrado em Psicologia Social pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ (1977) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Revisor de periódico da Arquivos Brasileiros de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Herbert Marcuse, Imaginário Social, Escola de Frankfurt, Circulação de Saberes, modernidade.

Erotilde Honório Silva -Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1972) , graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1975) , graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1980) , especialização em Homeopatia pela Universidade Federal do Ceará (1985) , especialização em Pediatria pela Sociedade Brasileria de Pediatria (2000) , especialização em Aperfeiçoamento Em Metodologia da Pesquisa Em Comu pela Universidade Federal do Ceará (1977) , especialização em Formação do Ator Curso de Arte Dramática pela Universidade Federal do Ceará (1980) , especialização em Especialização Em Psicodrama pelo Fundação Instituto do Homem (1990) , mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1999) . Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza e Membro de corpo editorial da Revista de Humanidades (UNIFOR). Tem experiência na área de Medicina.

Maria de Fátima Vieira Severiano - Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutora em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Federal do Ceará no Departamento de Psicologia.

Luzia Neide Menezes Teixeira Coriolano – Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2004).Professora da Universidade Estadual do Ceará, Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Geografia. Membro do Conselho Estadual do Turismo, Consultora técnica ambiental do Ministério do Meio Ambiente e da Amazônia Legal, líder do Grupo de Pesquisa Turismo, Território e Cultura do Laboratório NETTUR/UECE. Autora de livros pela Papirus, Annablume e EdUECE. Professora orientadora do Laboratório de Estudos do Território e do Turismo, professora/colaboradora - Laboratório de Estudos Sobre o Òcio, Trabalho e Tempo Livre. Realiza pesquisas na área de Geografia, com ênfase em Turismo, Arranjos Produtivos Locais, Espaços Públicos e Privados do Lazer e Turismo, Desenvolvimento Endogêno e na Escala Humana, Educação a Distância. Ganhou o Prêmio Pesquisador Turistico Destaque 2009, pela Associação Nacional de Pesquisadores de Pós Graduação em Turismo – ANPTUR.